Sobre a Revista


A Revista Literária Travessa em Três Tempos muito antes de ser uma revista impressa é uma idéia de um grupo de amigos. A idéia surge em meio aos e-mails da turma de História da Universidade Estadual de Santa Catarina ingressa no semestre de 2008.02, ao recebermos de uma de nossas colegas uma fonte judicial datada de 1833 do estado do Alagoas, relatando a sentença de um homem, Manoel Duda, pela acusação de estupro contra uma senhora da cidade. A sentença do cidadão foi a de ser castrado.

1° edição - Sobre o Cabra Manoel

Se tratando de uma fonte documental de 1833 ela carrega uma série de termos que se vistos na atualidade nos parecem, no mínimo, engraçados. A partir disso vem à tona a idéia de escrever versões diferentes do acontecido, dando novas interpretações à fonte oficial a qual tomamos contato. 

Inicialmente, é criado um blog com a participação dos discentes: Daniel França Lunardelli, Hellen Martins Rios e Kelly Yshida. A proposta do blog era contar pequenas histórias de cunho cômico, as quais sua semelhança com a vida real poderia ser facilmente contestada. Do blog vem a vontade de fazer uma revista literária e transpassar para o papel as idéias que já existiam no meio virtual.

A Revista Travessa em Três Tempos é idealizada por Taiane Santi Martins e sua primeira edição é lançada no primeiro semestre de 2010, um ano após sua idealização, com uma tiragem de 140 exemplares. 

5a edição  - Por uma lente amarelada: perspectivas de uma fotografia
6a edição - Sussurros da Sétima Arte
7a edição - O Umbigo de Rosario
Após um ano de trabalho como projeto independente e duas edições lançadas conseguimos transformar a revista em um projeto de extensão da universidade, coordenado pela Professora Márcia Ramos de Oliveira, através do Laboratório de Imagem e Som - LIS.

Em 2011, primeiro ano da revista como projeto de extensão, foram cinco edições lançadas somando mais de 750 exemplares distribuídos, dentro e fora do estado de Santa Catarina.